You are currently viewing Halitose
Close-up Of A Woman Looking In Mirror Cleaning Her Tongue

Halitose

  1. Você sabe o que é Halitose? 

A halitose também conhecida como mau hálito, é uma situação na qual a pessoa exala um odor desagradável provenientes da boca ou da respiração.

O mau hálito matinal com o qual a maioria das pessoas acorda não é halitose. Nem os cinco minutos de mau hálito que você tem depois de fazer uma refeição exótica, cheia de condimentos. A halitose vai além disso é um odor persistente que não sai mesmo depois de se escovar bem os dentes, causando constrangimento e relutância ate em mencionar ao dentista.

  1. Conheça as causas da Halitose

A halitose tem várias causas possíveis, 85% aproximadamente das quais são orais:

  • higiene bucal inadequada
  • alimentação e dietas com alto nível de proteínas
  • Tabagismo
  • Refluxo acido
  • Consumo excessivo de café ou álcool
  • Boca seca (causada por certos medicamentos)

 

  1. Como eu descubro se tenho halitose?

Uma das formas de descobrir se você tem halitose é cobrir a boca e o nariz, exalar e sentir o hálito, ou então perguntando a alguém de confiança como anda o seu hálito lembrando que é normal o mau cheiro pela manha devido a uma menor produção de saliva durante a noite.

  1. Quais os sintomas?

O principal sintoma da halitose é o mau hálito, mas esse sintoma não é “sentido” pela pessoa que tem o problema e sim por outras. Como a própria pessoa perde a sensibilidade do próprio odor, cabe a outras sinalizar o problema e indicar auxílio. Amigos próximos e familiares são as pessoas mais indicadas para avisar o paciente, além, é claro, do especialista.

 

  1. Como tratar o mau hálito

 

  • Independentemente das causas da halitose a boa higienização bucal e fundamental para amenizar o sintoma, e ter sucesso no tratamento.
  • E primordial que além da escovação dos dentes e do uso diário do fio dental, se faça a limpeza da língua após as refeições e antes de deitar,evitando o acumulo de bactérias.
  • Consultas odontológicas devem ser sempre estimuladas em todos os casos, mas principalmente quando o paciente é portador de várias restaurações ou próteses fixas.

Se o seu mau hálito persistir mesmo após uma boa escovação e o uso do fio dental, consulte seu dentista, já que isso pode ser a indicação da existência de um problema mais sério. Só o dentista poderá dizer se você tem gengivite, boca seca ou excesso de placa bacteriana, que são as prováveis causas do mau hálito.

Deixe um comentário