Muitos pais não sabem que a partir do nascimento do primeiro dente de leite, os bebês já estão sujeitos ao aparecimento das cáries dentárias. Por isso é muito importante que busquem informações sobre como evitar e prevenir esse tipo de doença.
O que é cárie de mamadeira?
É uma condição que pode destruir os “dentes de leite” e representa a forma mais comum de cárie em crianças com idade inferior a 3 anos.
Sua causa está na ingestão constante, e por longos períodos, de líquidos açucarados ou não como o leite com ou sem misturas (incluindo o leite materno), fórmulas com farinhas, suco de frutas, água de côco, achocolatados, sucos de soja e qualquer outro líquido adoçado ou não, exceto água. Há várias pesquisas científicas que tratam deste tema bastante controverso.
Outras causas são ingestão de sucos ácidos (laranja e limão), refrigerantes, chupeta com mel ou açúcar para acalmar ou adormecer.
Qual o melhor tratamento?
A mancha branca é um sinal reversível e pode ser tratada com aplicações tópicas de flúor e eliminação das causas da doença.
Quando este procedimento não é o suficiente ou a lesão está em estado avançado, o tratamento é mais complexo e envolve desde a remoção da cárie e restauração (obturação) da cavidade, tratamento de canal e até a retirada (extração) precoce do dente de leite, dependo do estágio da cárie.
Como prevenir a cárie de mamadeira?
É indicado que a primeira consulta odontológica seja por volta dos seis meses de idade promovendo a educação com relação a saúde bucal de toda a família. É de grande importância que os pais e cuidadores evitem compartilhar os talheres, assoprar os alimentos, colocar a chupeta do bebê na boca e beijar a criança na boca para que não ocorra a transmissão de microrganismos. A saliva da mãe é a principal fonte de transmissão do S. mutans e a faixa etária de 19 a 31 meses é o período crítico para a aquisição dessas bactérias cariogênicas.
É de suma importância o diagnóstico precoce da cárie de mamadeira. Esta não deve ser negligenciada nem pelos pais e nem pelos profissionais, devendo os pais buscarem as orientações necessárias para a prevenção e os profissionais de saúde, estarem aptos para reconhecer e modificar os fatores de risco para o desenvolvimento dessas doenças. A saúde bucal das crianças está fortemente relacionada a uma boa saúde geral.
Dicas de prevenção:
A higienização da boca dos baixinhos deve ser feita após cada mamada, com uma gaze macia e água limpa, dedeiras de borracha ou se possível escovando os dentes. Aprenda com um odontopediatra como higienizar e quais os recursos existentes para a higiene bucal de seu bebê. Os dentes devem ser limpos assim que apareçam na cavidade oral. Continue limpando e massageando as gengivas nas regiões em que os dentinhos não nasceram.
Para evitar a cárie de mamadeira os pais, se possível, não devem oferecer o leite na madrugada ou evitar que a criança durma logo depois de mamar.
Não acostume seu filho com comidas adoçadas como recompensa e não mergulhe chupetas em açúcar ou mel. A criança pode ser ensinada a tomar líquidos na xícara assim que deixar a amamentação. Isso eliminará o uso demasiadamente prolongado da mamadeira.
Por que os dentes de leite são importantes?
Os dentes de leite são importantes para manter a saúde global da criança e, por isso, precisam ser mantidos saudáveis até sua natural esfoliação (queda).
Dentes de leite também são importantes para assegurar um sorriso bonito, que dará uma sensação de bem estar e segurança para a criança. Além disso, ajudam na boa pronúncia e na mastigação, fazendo parte do processo de digestão.
Alguns alimentos saudáveis, como frutas, cereais e verduras cruas, são impossíveis de serem mastigados se a criança não tiver bons dentes, ou os tiver extraído precocemente. Os dentes cariados podem ser sensíveis à pressão, frio e calor, podendo afetar a vontade da criança se alimentar.
Como os dentes de leite possuem condutos com vasos e nervos, podem ser afetados pelas bactérias da cárie e acabarem levando a tratamentos de canal mais trabalhosos com necessidade de medicações, com a formação ou não de abscessos.
Dentes de leite são importantes na manutenção dos espaços para os dentes permanentes e permitem aos ossos da face se desenvolverem correta e harmoniosamente.
Se o dente de leite for perdido precocemente, o dente permanente pode não “nascer” no seu devido lugar. Como resultado, haverá uma desorganização, com o fechamento dos espaços para os sucessores permanentes e necessidade de tratamento ortodôntico.